40 – Última passada de passo.

Ao final da dança, iniciamos o ritual de apresentações:

Tirando a cartola e limpando a garganta, como os lordes que se preparam para falar, ele se preparou, encheu o peito de ar, girou a mão, a posicionou na barriga e se curvou dizendo:

-Meu nome é Eltiem. Muito prazer.

Levantou, pegou na sua prancheta um documento e disse:

– Vim aqui para te dar o título de Mamadam, e as primeiras orientações.

E me entregou o certificado. Eu me assustei:

-Mamadam? O que é isso? E o meu título de Lalinda?

-Pois bem Senhora, quando você passa a última passada de passo, você deixa de ser Lalinda, e passa a ser Mamadam. Não é como perder algo, é como ganhar.

-Eu passei a última passada de passo? – Sorri pra dentro por um instante. Depois engoli a felicidade e perguntei séria:

-E agora? O que vai acontecer?

Ele me respondeu, explicando as primeiras orientações, que era na verdade uma desorientação:

-Agora você não vai mais ser, agora você só vai.

-Ahn? Vai? Vai pra onde?!

– Mamadam dos céus, simplesmente vá.

E na mesma fumaça de puf, ele sumiu.

Saí andando e resmungando:

-Anda anda anda anda, encontra mistério, anda pergunta, anda bah… anda vai, anda anda anda anda… Agora, anda sem passo. Anda sem faíscas. Anda sem fascínio. Terra. Anda em cima, anda embaixo, anda pra lá, anda pra cá. Anda lelê, anda lalá, anda na roda para brincar, anda anda anda anda.

Comecei a rir, pois meu lamúrio tava virando cantiga. E minha angústia piada.

– An-dá an-dá anda anda an-dá.

No fundo, eu sabia que ia chegar alguém… Sempre chega. Alguém com uma missão, alguém com auma lição…

Só que desta vez não.

Desta vez, quem chegou fui eu.

Eu que cheguei para alguém.

Comente